O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano, envolvida com a absorção de carga durante caminhada ou nas atividades físicas. Devida a sua localização anatômica é particularmente vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes.

Frente às lesões, o ortopedista especialista em joelho através do seu conhecimento diagnosticará as afecções e realizará as correções necessárias para o melhor desempenho da função do joelho.

PROBLEMAS RELACIONADOS AO JOELHO SÃO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE CONSULTAS COM O ORTOPEDISTA

Joelho e Esporte


A procura cada vez mais precoce pela prática de atividades físicas, associadas ao alto nível de competição nas mais variadas modalidades esportivas, tem produzido um número cada vez maior de lesões do aparelho locomotor, particularmente da articulação do joelho.

O diagnóstico adequado de uma lesão ou queixa no joelho depende de um exame físico adequado amparado pela história clínica, averiguação do mecanismo de trauma, e conhecimento da anatomia e biomecânica normal das estruturas envolvidas.

OS TRATAMENTOS

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS PARA CIRURGIA DO JOELHO

Ligamento Cruzado Anterior: é um dos ligamentos principais do joelho, tem a função principal  de evitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.

É comum lesionar o LCA em situações traumáticas do joelho como nas torções, trauma direto, acidentes de trânsito. Uma vez rompido o ligamento não tem potencial de cicatrização. Desta maneira, um joelho com lesão do LCA é um joelho mais instável, sujeito a falhas (chamadas falseios) e novas entorses e lesões. Esses novos entorses podem levar a lesão de menisco, lesões da cartilagem articular, fissuras condrais. Por esse motivo, nossa prioridade é restabelecer a anatomia funcional do joelho com a cirurgia de Reconstrução do LCA, evitando assim novos falseios e evolução para uma osteoartrose precoce.

Para isto, utilizamos tendões retirado do próprio paciente e que é colocado na posição do ligamento original para que desempenhe a sua função. Atualmente, utilizamos como substitutos os tendões semitendíneo e grácil na maior parte dos casos. Em algumas situações específicas podemos utilizar como substitutos o tendão patelar ou tendão do músculo quadríceps femoral.

As lesões meniscais ocorrem geralmente em razão de: uma mudança rápida de direção, por exemplo: movimentos de rotação ou de corte , um trauma indireto (entorse) ou por um processo degenerativo.

O diagnostico é feito através do exame físico e pela ressonância magnética.

A Sutura Meniscal é uma técnica consagrada que permite preservar a totalidade do menisco, o que tem benefícios futuros pois previne eventuais alterações degenerativas do joelho. Hoje dispomos de técnicas minimamente invasivas de sutura de menisco e de menor complexidade devido ao aparecimento de diversos sistemas de sutura. Abaixo segue um link esquemático sobre a sutura de menisco.

A Infiltração no Joelho ou Viscossuplementação Articular é um tipo de tratamento da cartilagem sem cirurgia. Existem 2 tipos principais de infiltração: com ácido Hialurônico e com corticoesteroides.

A infiltração com ácido Hialurônico é uma excelente opção para casos de problemas de cartilagens, por ter poucas contra-indicações com ação predominantemente local, evita ou diminui o uso de anti-inflamatórios e cortisonas. Temos grande indicação em casos de condromalácea patelar e casos de artrose com diminuição do espaço articulares dos joelhos. Ela se constitui de uma solução viscoelástica de ácido hialurônico com a finalidade de diminuir o atrito entre as superfícies desgastadas, lubrificação e diminuição da atividade inflamatória dos articulações.

Como resultado temos diminuição da taxa de progressão da doença e melhora substancial do quadro de dor. Esse procedimento associado ao tratamento conservador como fisioterapia e reequilíbrio muscular pode trazer um excelente resultado aos pacientes.

O tratamento de Infiltração no Joelho pode ser usado nas articulações comprometidas sem afastamento do trabalho durante o tratamento, sendo realizado no consultório de 3 – 5 sessões semanais ou atualmente em dose única dependendo do produto e da gravidade do caso, pode ser realizado periodicamente de intervalos de 6 meses ou anuais dependendo dos sintomas.

Artroplastia ou Cirurgia de prótese de joelho é utilizada para restabelecer a função da articulação que não permite movimentos adequados de forma indolor.

Ocorrendo desgaste desta cartilagem (osteoartrite), o indivíduo apresenta limitação e dor ao movimentar o joelho. Nas situações em que medicamentos, mudanças de hábitos, exercícios, fisioterapia e outras medidas não são suficientes para diminuir a dor a cirurgia de Artroplastia se faz necessário.

Quem é o candidato a uma cirurgia de colocação de prótese de joelho (Artroplastia)?

Esta cirurgia é realizada principalmente nos pacientes com idade superior a 50 anos apresentando dor no decorrente de desgaste da articulação. Também podem ser realizadas em pacientes com deformidades adquiridas do joelho

O que posso esperar da cirurgia?

A operação proporciona alívio das dores e ganho de mobilidade, proporcionando retorno às atividades normais do dia-a-dia, como caminhar. Exercícios como hidroginástica, pedalar bicicletas, realizar caminhadas e nadar são permitidos após a recuperação da cirurgia.

As osteotomias são procedimentos realizados com o objetivo de corrigir o alinhamento do joelho e assim transferir o eixo de sustentação do peso corporal de uma porção artrósica para uma outra mais saudável no joelho, reequilibrando as pressões intra-articulares.

As osteotomias quando bem indicada e executada, promove não só alivio da dor e melhora da função mas também permite o retorno a pratica de atividade física.

Sociedad-Latinoamericana-de-Artroscopia-Rodilla-y-Deporte
SBOT-Sociedade-Brasileira-de-Ortopedia-e-Traumatologia-300x300
sociedade-brasileira-de-cirurgia-do-joelho-300x300
Sociedade-Brasileira-de-Medicina-do-Exercicio-e-do-Esporte-300x300